Para Add Nos Favoritos Clik Ctrl + D

;

NOSSO MSN OU EMAIL

OUVINTEGOSPEL@HOTMAIL.COM

Frase da Semana

Ainda que eu falasse a lingua dos homens e falasse a lingua dos anjos sem AMOR eu nada seria.

Donos Do Blog Egidio & Dayane

Donos Do Blog Egidio & Dayane
Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor.

REGRAS DO XAT:

- Na primeira vez que entrar no XAT, mude o nick para melhor identificação entre os presentes. - Evite os floods. (enviar mesma msg varias vezes e/ou repetidas em curto intervalo de tempo) - Proibido Links e propagandas. - Proibido Emoticons nos nicks. - Proibido ofender aos outros / Não toleramos Racismo - Proibido usar + de 2 emoticons em uma mesma frase.

sábado, 15 de agosto de 2009

1. Significado da fé na linguagem comum



Penso que a palavra fé, na linguagem comum significa, a confiança em alguma coisa que não se pode provar inteiramente pela lógica do nosso conhecimento ou raciocínio, mas em que as lacunas que não permitem essa demonstração puramente racional, são colmatadas por outros meios, como a nossa experiência pessoal ou de outros, e em que não está alheia a nossa vontade de aceitar essa confiança.

No ambiente religioso, a palavra fé tem sido muito maltratada. É muitas vezes utilizada para encobrir toda a nossa desorganização. Quando há atitudes impensadas e precipitadas, é vulgar ouvirmos dizer, “temos de ter fé”, o que leva muita gente a identificar a fé com a desorganização, a falta de planificação e de certa maneira uma atitude contrária à organização e ao raciocínio, ou uma atitude a rejeitar por pessoas de certa cultura.

Penso que não é possível definir o que é a fé, o que no entanto, não é impedimento a que se possa meditar sobre a fé.

Por um lado a fé não se pode considerar como uma atitude tipicamente racional, mas também não é uma atitude simplesmente emocional. Penso que é uma emoção que não prescinde do nosso intelecto até onde ele nos possa ajudar e tem também alguma coisa de instintiva, parece que o ser humano está “programado” para ter fé, embora o raciocínio puro e simples a rejeite.





2. Fé segundo a Bíblia



A palavra fé ou o verbo crer, aparecem na Bíblia em muitas dezenas de passagens, a maior parte no Novo Testamento. Não nos foi possível ler todas as passagens e muito menos mencioná-las, mas seleccionamos as que nos pareceram mais significativas por apresentarem a fé vista por um prisma diferente.





2.1. Fé no Antigo Testamento



No Velho Testamento a fé surge como uma resposta do povo de Israel ao Deus que o escolheu para seu povo.

A palavra fé que aparece no Antigo Testamento é tradução de duas palavras em hebraico: A palavra aman que dava ênfase à certeza, à firmeza, e que deu origem à nossa palavra amem Deuteronómio 27:15/26, e a palavra batah que significava confiança. Como verbo é muitas vezes traduzida por crer, confiar, esperar: Salmo 4:5 ...confiai no Senhor, Salmo 25:2 ..em ti confio..., Salmo 55:23 (vr.24 noutras traduções) ...mas eu em ti confiarei. No entanto, o exemplo máximo de fé no Antigo Testamento pode-se considerar o caso de Abraão Génesis 15:6 E creu ele no Senhor... Todos conhecemos a história de Abraão e as provas de fé a que Deus o sujeitou.

Um dos casos que considero dos melhores exemplos de fé do Antigo Testamento está em Esdras 8:21/22ss quando Esdras recusa a ajuda militar da Babilónia. No entanto, Esdras não era nenhum ingénuo. Ele programou tudo o melhor possível, estava consciente dos perigos que corria, fez tudo o que estava ao seu alcance e só depois de esgotados todos os seus recursos é que pediu ao Senhor que o ajudasse naquilo que estava para além das suas possibilidades. É bem diferente daquilo a que nos nossos dias, por vezes, chamamos fé.



2.2. Fé no Novo Testamento



As primeiras referências à fé no Novo Testamento encontram-se na proclamação por Jesus do Reino de Deus Marcos 1:15 ...Arrependei-vos e crede no Evangelho. Portanto, a fé seria como que a aceitação do Reino de Deus.

Uma das características que se notam na fé neotestamentária é que enquanto no Velho Testamento, Deus era o objecto da fé, no Novo Testamento a fé em Cristo é identificada com a fé em Deus.

Embora tenhamos optado, por motivos didácticos, em meditar na fé no Velho e no Novo Testamento, penso que será conveniente afirmar que esta divisão não é rígida. Assim, vemos em toda a Bíblia como que uma evolução do conceito da fé.

Parece que inicialmente, no tempo de Abraão (1900 anos antes de Cristo), e principalmente no tempo de Moisés (1200 anos antes de Cristo), a fé se manifestava no cumprimento dos rituais da Velha Lei. Já no tempo de Isaías, só cinco séculos antes do nascimento de Jesus Cristo, noto que o conceito de fé estava mais desenvolvido, principalmente em Isaías 1:11/17, pois o Senhor rejeita os sacrifícios que eram efectuados segundo todas as normas e rituais veterotestamentários, mostrando assim que não basta o ritual sem o seu significado espiritual.

Penso que a revelação do Senhor através das Escrituras e dos Profetas, tem sido sempre a revelação possível. Não possível para Deus, evidentemente, mas possível de ser entendida pelo homem. No tempo de Moisés, a um povo de escravos habituado a viver sob o chicote, não se lhe podia exigir mais que o cumprimento do ritual, mas já no tempo de Isaías o conceito de fé era mais importante do que o ritual.

É no entanto no Novo Testamento e nos ensinos de Jesus que a fé se torna condição principal para a sua actuação.

Segundo podemos concluir por Mateus 9:2 E Jesus, vendo a fé deles... ou Mateus 9:22 ...Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou., ou Mateus 9:29 .... Seja-vos feito segundo a vossa fé, os milagres de Jesus exigem fé.

Jesus chegou até a afirmar em Marcos 9:23 ..Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.

Podemos ver também o contrário em Marcos 6:5/6. Parece que a incredulidade ou a falta de fé impediu ou pelo menos prejudicou a acção de Jesus.

É no entanto importante afirmar que não é a fé que faz o milagre, mas o poder e a vontade de Deus, actuando a fé somente como um meio receptor do poder divino.

Em Marcos 4:10/12 embora não apareça a palavra fé, julgo que esta é a condição para se compreender os ensinos de Jesus, pois é a fé que faz com que Jesus se revele a uns e fique encoberto a outros.

Segundo Lucas 8:12 ...para que se não salvem, crendo, a crença ou a fé é condição necessária para a salvação.

Em Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Vemos que a fé é condição necessária à salvação.

No pensamento de Paulo a fé tem um lugar central, principalmente nas cartas aos Romanos e Gálatas. Para Paulo, a fé está intimamente relacionada com a fidelidade II Tessalonicenses 1:4 e II Timóteo 4:7 e a convicção Romanos 14:23

Uma das passagens mais importantes que Paulo nos deixou encontra-se em Romanos 10:1/17 onde podemos ver que a fé pressupõe a revelação que a antecede num contexto de arrependimento.

Penso que uma das razões do fracasso de muitas das igrejas dos nossos dias é que falta a coragem do pregador para falar na condenação do homem, não havendo pois motivo para arrependimento, e Cristo é apresentado como uma espécie de Pai Natal para entreter as crianças.

Paulo é bem claro ao anunciar a perdição eterna do homem, judeu ou gentio, e o único caminho para Deus através da fé no Cristo crucificado. Como podemos ver no vr.17, a fé não vem pelo nascimento ou pelo batismo ou outro qualquer ritual, mas vem pelo ouvir (aceitar) a palavra de Deus, quando se trata da genuína mensagem de Jesus.

Outro aspecto muito importante da fé segundo Paulo é como meio de justificação, isto é, a justificação pela fé, em oposição à justificação pelas obras de Lei. Romanos 3:21/28.

Em Hebreus 11:1 encontramos a única passagem que por vezes tem sido apresentada como uma definição de fé. No entanto, examinando o seu contexto, julgo que não se trata duma definição tal como hoje a entendemos, mas uma exortação aos leitores desta carta para uma atitude de firmeza e confiança, pois sem essa atitude não é possível agradar a Deus.

Na carta de Tiago, se examinarmos os versículos isoladamente, irá parecer que há um significado de fé oposto à ideia de Paulo, Tiago 2:24. No entanto, Tiago refere-se à “fé teórica” ou “fé de salão de cultos” que é fruto da superficialidade, ignorância e dum “arrependimento litúrgico” que nada tem a ver com a genuína conversão a Cristo.

Há ainda outras passagens, em especial em João, em que o verbo crer é substituído pelo seu significado, como por exemplo crer = ouvir João 5:25 e João 6:60, bem como, crer = ir a Jesus João 5:40.

0 comments

Postar um comentário